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Diferentemente dos opcionais, que são equipamentos adquiridos no momento da compra do carro e instalados pela própria fábrica, os acessórios são oferecidos pelas concessionárias e, assim, podem ser montados em veículos seminovos e usados. 

Mas nem todo acessório vendido em concessionária é homologado pelo fabricante do carro. Nesses casos, a garantia nada tem a ver com a fábrica. Pior: dependendo do equipamento, a garantia do veículo pode ser anulada. Um conjunto de som ou alarme que não conste na lista de acessórios homologados – e cuja instalação exige alteração do sistema elétrico original do carro – pode resultar na perda (parcial ou total) da garantia. 

O investimento em acessórios não é recuperado na revenda do carro. Ainda que você desembolse R$ 20 000 de equipamentos, ele não valerá esse tanto a mais. O que os acessórios fazem é acelerar a venda daquele modelo, pois servem como critério de desempate. Mas vai do gosto pessoal do comprador. Há casos em que os itens têm de ser retirados. 

Uma boa dica para saber se a concessionária não está vendendo como oficial um item que não é, é dar uma olhada no site da fabricante e verificar a lista de acessórios originais. O equipamento desejado precisa estar nela. 

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